RN: concursos públicos confirmados para área de Segurança

RN: concursos públicos confirmados para área de Segurança

O Estado do Rio Grande do Norte está trabalhando para lançar ótimas oportunidades de concursos no ano de 2016, entre elas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed-RN) para saber as últimas novidades em relação às duas seleções, já bem aguardadas pelos concurseiros. Fontes ligadas à assessoria confirmaram que a intenção é lançar os dois editais ainda este ano.
 
A oferta de vagas para o Corpo de Bombeiros, até o momento, segundo a assessoria, é de 50 vagas, sendo 42 destinadas ao cargo de soldado e oito para oficial. A banca organizadora do concurso também está confirmada: o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A empresa está contratada desde o ano de 2013, tendo a necessidade de prorrogar o contrato por mais tempo. O setor de comunicação informou que o edital do concurso está aguardando aprovação da Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte; diante da validação, é só esperar para que o edital seja publicado.
Já para a Polícia Militar a previsão é de 3 mil vagas, distribuídas pelos cargos de soldado, que exige apenas nível médio, e oficial, para nível superior, além de estágio para o quadro de saúde — cargos de médico-legista, perito criminal e auxiliar de perícia —, sendo que ainda está em levantamento o quantitativo de vagas. Vale lembrar que serão seleções diferentes: um concurso com oportunidade para soldados e oficiais e um processo seletivo para preencher vagas do quadro de saúde.
A assessoria confirmou que ainda não há organizadora definida para o concurso da PM-RN, afastando qualquer boato referente à escolha da Idecan como organizadora. As equipes envolvidas no concurso estão trabalhando para contratar uma empresa de renome nacional e a escolha será por meio de dispensa de licitação, como foi o processo para definir a organizadora do concurso para juízes do Estado.
Os dois órgãos apresentam carência de servidores no quadro de pessoal, pois os últimos concursos, para os dois órgãos, foram realizados há mais de dez anos. O último certame para o Corpo de Bombeiros foi no ano de 2006 e para a Polícia Militar foi em 2005, ou seja, devido ao longo tempo sem reposição e pelas saídas por morte, reserva, reforma, exoneração e demissão há necessidade de contratar novos profissionais. A empresa que organizou os dois concursos foi a Consultoria em Projetos Educacionais Ltda (Consultec).
 
Para quem está interessado, vale relembrar como foi o processo de avaliação. Para o Corpo de Bombeiros, os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva, exames de saúde clínico e antropométrico, avaliação psiquiátrica e odontológica, além de exames complementares como de sangue, urina, fezes, raios-X e toxicológico clínico. Já para a Polícia Militar, os candidatos foram avaliados também por uma prova objetiva, avaliação de condicionamento física, exames de saúde e curso de formação de soldado.