Um dos cargos mais almejados por quem deseja se tornar um servidor público é o de auditor-fiscal da Receita Federal. Com a previsão de abertura de nova seleção para o cargo em 2015, concurseiros de todos os lugares do Brasil já estão se preparando para um dos mais disputados concursos públicos do país.
O salário inicial atual do cargo, da ordem de R$ 13.600,00, é um dos primeiros atrativos que se vê. A possibilidade de ascensão (e o consequente aumento do salário, que pode chegar a quase R$ 20 mil), aliada à grande estabilidade proporcionada por um serviço público como o de auditor-fiscal, aumenta exponencialmente o interesse no concurso.
Porém, muitos não sabem o que este profissional nem o órgão para o qual ele trabalha fazem. A Secretaria da Receita Federal do Brasil é a responsável pela administração de todos os tributos cuja competência remete à União, bem como os impostos (incluindo os tributos relacionados ao comércio exterior), taxas e contribuições sociais (inclusive previdenciárias).
Além disso, também cabe ao órgão em questão atividades como o auxílio ao Poder Executivo Federal no tocante à formulação da política tributária brasileira, a prevenção e o combate à sonegação fiscal, ao contrabando, ao descaminho, à pirataria e a outros meios ilícitos de comércio em âmbito internacional.
O auditor-fiscal da Receita Federal é um servidor público concursado, do qual se exige nível superior de escolaridade para o exercício do cargo. Dentre suas diversas atribuições, as principais são:
-
tomar decisões ou participar destas em quaisquer processos administrativos-fiscais, de consulta, restituição ou compensação de taxas como tributos e contribuições, e de reconhecimento de benefícios fiscais;
-
participar de processos de fiscalização, principalmente dos relacionados ao controle aduaneiro;
-
atuar nas auditorias internas das atividades dos sistemas operacionais da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Entretanto, além das atividades acima citadas, há muitas outras atribuições, em diversas áreas, como: contabilidade, material, recursos humanos, informática, segurança, análises, dentre outras.