Perfil da organizadora: FCC

Perfil da organizadora: FCC

imagem fcc 2Outro nome de instituição organizadora bastante relevante quando se pensa em concurso público é a Fundação Carlos Chagas (FCC). Esta aplica concursos para instituições de muita importância no Brasil, como o Banco do Brasil, por exemplo. Por isso, serão analisadas aqui algumas características e peculiaridades de provas elaboradas pela FCC, no que diz respeito às disciplinas mais comuns.

Em Língua Portuguesa, a abordagem mais comum da matéria valoriza a gramática normativa, a regra. Acentuação e ortografia vigentes (só é permitido o uso do novo acordo ortográfico), verbo, vozes verbais – este, sempre -, funções sintáticas, concordância e regência são os conteúdos mais cobrados. Nas provas de múltiplas escolha, há tendência de questões do tipo “marque a alternativa incorreta”. Os autores mais cobrados são: Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Marilena Chauí, Euclides da Cunha e outros.

Quanto a Direito Administrativo, tanto doutrina quanto jurisprudência são muito cobrados, assim como texto legal da Lei Seca. Os autores mais citados nesta disciplina são: Hely Lopes Meirelles e Maria Sylvia Di Pietro. Em Direito Constitucional, a exigência de conteúdos de doutrina é mediana, e a de jurisprudência é pouca. Contudo, a Constituição Federal “seca” é bastante cobrada. Os autores mais citados são: José Afonso da Silva e Alexandre de Moraes.

Por ser uma ferramenta essencial no cotidiano da grande maioria das pessoas, Informática é um conteúdo cujos conhecimentos são exigidos com crescente rigor nos concursos públicos. A FCC geralmente elabora questões de moderada dificuldade, com textos longos, associadas à parte prática da tecnologia da informação. Especificamente, os conteúdos mais cobrados são: Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint), segurança da informação, navegador Internet Explorer, sistema operacional Windows e conceitos relacionados à Internet.