Perfil da organizadora: Fundação Cesgranrio

Perfil da organizadora: Fundação Cesgranrio

Há um novo concurso que aberto para o Banco do Brasil, cuja instituição organizadora é o Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio, a mesma de diversos concursos estaduais e federais. Mais conhecida como Fundação Cesgranrio, serão listadas abaixo algumas características desta banca, seguindo a linha de postagens anteriores envolvendo a Fundação Carlos Chagas (FCC) e do Cespe/UnB.

O estilo geral da banca se assemelha ao da FCC. A maioria das questões possui nível moderado de dificuldade e são de múltipla escolha, questionando alternativa certa ou errada. Além disso, a cobrança é bastante extensiva e geralmente aborda praticamente todos os itens dispostos no conteúdo programático encontrado no edital da seleção. Desta forma, o candidato deve estudar bastante todos os conteúdos.

São usados frequentemente gráficos e imagens, de forma a testar a capacidade de visualização e interpretação do candidato. Também há diversas “pegadinhas”. Portanto, o concurseiro deve ter atenção redobrada ao ler os enunciados e as alternativas.

Veja também características específicas de algumas disciplinas:

  • Língua Portuguesa: cobrança de regras de gramática e acentuação;
  • Direito Administrativo: enfoque em doutrinas;
  • Direito Constitucional: abordagem em lei seca;
  • Atualidades: elementos do cotidiano

Na área de Concursos do site da Fundação Cesgranrio, sob o título “Concursos Concluídos”, é possível acessar editais, provas e gabaritos de diversos concursos anteriores. Desta forma, é possível conhecer melhor e se familiarizar com o estilo desta banca.