Tudo que você deve saber sobre edital INSS

Tudo que você deve saber sobre edital INSS

Para você que ainda não leu o edital, fizemos um resumão com as informações que você PRECISA saber! Mas, não vá achando que agora você está isento de ler o edital. Todo concurseiro que se preze sabe o edital na ponta da língua. Aproveite e baixe AGORA mesmo!

Edital INSS publicado!

Confira o edital completo do INSS!

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Cargos: Analista de Seguro Social com Formação em Serviço Social e Técnico do Seguro Social
Vagas: 950 vagas
Escolaridade: Nível Superior e Médio
Organizador: Cespe/UnB

VAGAS

São ofertadas 950 vagas, sendo 800 vagas para Técnico e 150 para Analista. Mas, atenção! O INSS tem a tradição de chamar muitos aprovados! Segundo fontes, a defasagem de pessoal, somada à meta do INSS de ampliar a rede de 1.530 para 1.830 agências, faz da seleção iminente uma aposta segura para quem já se prepara para se tornar servidor do instituto.

DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA:

Das vagas destinadas a cada cargo/gerência-executiva e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão providas na forma do § 2º do artigo 5º da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e suas alterações.

DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS NEGROS:

Das vagas destinadas a cada cargo/gerência-executiva e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 20% serão providas na forma da Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014.

CARGOS

TÉCNICO DE SEGURO SOCIAL 

REQUISITO: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

REMUNERAÇÃO: até R$ 4.886,87, correspondente à remuneração bruta, já incluído Vencimento Básico, GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social).

JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.

ANALISTA DO SEGURO SOCIAL COM FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no órgão de classe específico.

REMUNERAÇÃO: até R$ 7.496,09, correspondente à remuneração bruta, já incluído Vencimento Básico, GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social).

JORNADA DE TRABALHO:40 horas semanais.

INSCRIÇÕES

As inscrição devem ser feitas somente via internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015, solicitada no período entre 10 horas do dia 4 de janeiro de 2016 e 23 horas e 59 minutos do dia 22 de fevereiro de 2016, observado o horário oficial de Brasília/DF.

TAXAS:
a) nível superior: 80,00.
b) nível médio: 65,00.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 18 de março de 2016.

Atenção! Leia o edital atentamente e preencha os dados da sua inscrição com muita atenção. Uma vez efetuada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

PROVA

As provas objetivas para o cargo de nível superior terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2016, no turno da manhã. Para o cargo de nível médio terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2016, no turno da tarde.

image_01

O local de prova será divulgado será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015 na data provável de 28 de abril de 2016.

Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO. Isso mesmo, minha gente! Nada de ficar procurando A, B, C e D.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÉCNICO DE SEGURO SOCIAL 

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL 
Ética no serviço público
Regime Jurídico Único
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico
Noções de Informática

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL
SEGURIDADE SOCIAL

ANALISTA DO SEGURO SOCIAL

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE ANALISTA DO SEGURO SOCIAL – FORMAÇÃO: SERVIÇO SOCIAL
Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico
Noções de Informática
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Previdenciário
Legislação da Assistência Social, Saúde do (a) trabalhador (a) e da pessoa com deficiência

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ANALISTA DO SEGURO SOCIAL – FORMAÇÃO: SERVIÇO SOCIAL
Serviço Social

A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E). Entendeu? #seerrou #perdeu #melhoracertar #oudeixarembranco #porquetôfalandodeCespe

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

DESEMPATE

Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

a) tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27,
parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso);
b) obtiver a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
c) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
e) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
f) tiver maior idade
g) tiver exercido a função de jurado (conforme art. 440 do Código de Processo Penal).

RECURSOS

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015, a partir das 19 horas da data provável de 17 de maio de 2016, observado o horário oficial de Brasília/DF.

O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do terceiro dia (horário oficial de Brasília/DF) para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos.

LOTAÇÃO

Os candidatos aprovados e homologados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados, de acordo com sua classificação, em data oportuna, após o resultado final no concurso, para escolha da Agência da Previdência Social onde será lotado, dentro da Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, observando os critérios e procedimentos a serem definidos em ato específico, conforme subitem 4.2 deste edital.

IMAGEM03

O candidato aprovado não poderá, em hipótese alguma, escolher uma Agência da Previdência Social que não esteja vinculada à Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, conforme subitem 4.2.1 deste edital. (Veja o anexo IV do edital)

Estude para INSS

Confira AGORA o curso para Técnico do INSS

Estude para INSS

Confira AGORA o curso para Analista do INSS